Objetivos de um trader

trader-goalsÉ fato que objetivos podem nos ajudar a melhorar nosso desempenho em qualquer área seja na vida profissional ou pessoal. Quando bem definidos, conseguimos nos manter motivados e engajados a conquista-los além de aprendermos com os resultados obtidos para futuramente amplia-los.

Abaixo, vamos rever alguns objetivos importantes para o trader em ordem de importância:

1. Gerenciamento de risco: É o mais importante para o operador pois sem ele não existe uma estratégia concreta e vitoriosa. Objetivos como stop-loss, drawdowns e tamanho das posições se encaixam nesse perfil. Por exemplo: Vou estopar com 10 centavos da minha entrada; O tamanho da minha posição será um número onde eu esteja confortável para seguir minhas regras e compatível com o tamanho da minha conta; Não vou perder mais que 1% da minha conta em um dia.

2. Estratégias: Adapte-se ao mercado ou morra é uma frase comum entre operadores. É muito importante se adaptar as novas tendências do mercado. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã e isso pode ser muito intimidante para o operador novato. O profissional do mercado deve estar sempre atendo a novas oportunidades e sempre se reinventando. Faça sua pesquisa e aprenda novas estratégias com base em sua personalidade e disponibilidade de tempo. Não adianta operar day-trade se você tem apenas 2 horas por dia para acompanhar o mercado. Se você gosta de acompanhar o livro de ofertas, então seja bom nisso, se você é grafista, entenda bem os movimentos dos seus papeis, se você é não é agressivo, opere papeis de baixa volatilidade.

3. Objetivos de execução e posicionamento: Aqui precisamos saber qual é o tamanho da sua posição inicial e como reposiciona-las dependendo do risco, volatilidade, condição e movimento do papel. Se está começando é importante começar com lotes pequenos com papeis que não sofram tanta oscilação e aprender os principais movimentos para então aumentar gradativamente sua posição. As vezes operadores iniciantes dobram a  posição inicial mas quando o papel cai momentaneamente, ele é obrigado a sair do papel pois não suportou a pressão. Por exemplo, abra uma posição com 1000 ações e aumente com incrementos de 100-200 a cada 10% do seu objetivo até 30%.

4. Gerenciamento da carteira: Para os swing-traders, é importante saber diversificar sua carteira para minimizar o risco. Invista em diversos setores com boa liquidez e que são mais conhecidos. Não coloque todos os seus ovos em uma única cesta.

5. Contabilidade: Não se esqueça de apurar seus resultados e estatísticas de trading com frequência preferencialmente todos os dias pois só assim você poderá acompanhar sua evolução como operador. Através do trademetria, você descobre sua média de acertos, seu risco/recompensa, grau de eficiência, pnl mensal, rendimento por papel entre outros dados importantes.

6. Objetivos pessoais: Por último, não se esqueça de definir objetivos pessoais como horário de lazer, intervalos durante o pregão, relacionamento e eventos sociais afinal de contas devemos buscar o equilíbrio em tudo que fazemos.

Definir seus objetivos deve ser seu primeiro passo na construção de uma estratégia de sucesso. Agora é com vocês, defina seus objetivos e compartilhe conosco!