Os 10 principais erros do operador iniciante e o que fazer

10-trader-beginner-mistakes

Erros fazem parte da vida, mas o fato de não corrigi-los é a mesma coisa que cometê-los novamente. Se coloque no lugar de um mecânico de formula 1, onde ele passa a maior parte do tempo ajustando seu carro de acordo com o feedback e erros cometidos anteriormente. O mesmo deve ocorrer com o operador para atingir rentabilidade constante. Ele deve estar sempre atento aos seus erros para ajustar suas estratégias de acordo com o que o mercado dita.

Abaixo, descrevemos alguns dos principais erros que o iniciante comete durante sua carreira.

  1. Risco – Não sabe controlar seu risco e acaba entrando em posições desproporcionais ao seu estilo. Escolha papeis de baixa volatilidade para aprender. Também é importante saber como calcular o risco recompensa de cada operação para poder fazer mais e perder menos em cada operação.
  2. Impaciente –  Perde dinheiro e quer recuperar a qualquer custo no mesmo dia operando papeis onde seu conhecimento é limitado. O mercado abre diariamente! Novas oportunidades surgirão e você precisa estar vivo para participar.
  3. Opera papeis com pouca volatilidade ou sem tendência –  Não sabe identificar oportunidades claras ou papeis que se movem sem ruídos. Procure papeis com pelo menos 3 movimentos claros durante o dia. Por exemplo pivots de alta ou baixa de pelo menos 0.5%.
  4. Hesita em entrar na hora certa – Não aperta o gatilho por medo e entra na hora errada. Com o tempo, você saberá direitinho as regras de entrada e saída mas quanto mais cedo respeitá-las, melhor será seu desempenho.
  5. Não é analítico – Não se importa com os resultados e métricas que mostram de forma clara e objetiva onde o operador erra. Essas métricas trazem confiança ao operador eliminando o fator emocional e aumentando sua disciplina. O Trademetria é uma ótima solução para isso!
  6. Se posiciona incorretamente – Faz média pra baixo comprometendo sua carteira e desrespeitando uma das regras mais importantes do mercado. Se posiciona com mais ações do que devia inicialmente e não aguenta a pressão quando o papel cai momentaneamente.
  7. Opera papeis que não conhece – Sem saber quem são os players e os tipos de movimentos que o papel faz, fica muito difícil de operá-lo. As vezes a melhor maneira de conhecer um papel é operando, mas lembre-se que você deve estudar plenamente o papel, conhecer seus players, pontos de suporte e resistência, o que ele costuma fazer em pontos críticos, quando sai notícia, quando o mercado oscila, se acompanha e outras peculiaridades características do papel.
  8. Não presta atenção aos pontos críticos – Números importantes como resistência e suporte, preços com finais em .00, .25, .50, .75 são utilizados por muitos fundos para tomada de decisões. Veja o que acontece com seus papeis quando esses números são atingidos e faça anotações diárias.
  9. Não sabe quais papeis são mais rentáveis – Opera papeis porque gosta da empresa ao invés de operar aqueles que entende. O Trademetria faz essa análise.
  10. Não obedece seus stops e saídas – Não possui disciplina adequada perdendo seus stops e saídas. Escreva suas regras em um papel e cole no seu monitor. Siga com rigor mas saiba quando ajusta-las quando as coisas não estão indo ao seu favor.

Alguns erros são puramente cometidos por não ter experiência necessária enquanto outros são fruto de um começo sem planejamento adequado. Quanto mais cedo o operador evitar esses erros, mais rápido será seu caminho para lucratividade.

Abra uma conta gratuita no Trademetria e descubra como podemos aumentar seu desempenho na bolsa de valores.

 

  • Armando Soeiro

    Posso dizer que cometi todos esses erros centenas de vezes rsssssssss.