Resultados dos meus primeiros meses como prop trader

prop-trading-floorCom o crescimento da profissão daytrader no Brasil nos últimos anos, muitos devem estar se perguntando quanto conseguem ganhar no mercado ou quanto os traders profissionais conseguem “tirar” do mercado. Nesse post, eu decidi mostrar para vocês como foram meus primeiros 8 meses como trader profissional quando operei com meus próprios recursos em uma corretora americana.

O começo da trajetória como trader profissional

Depois de trabalhar no mundo corporativo por 3 anos, tirei um tempo de folga e viajei por um ano. Foi nesse intervalo que decidi mudar de carreira e tentar minha sorte como operador profissional em Nova Iorque. Queria estar no principal centro financeiro, onde tudo acontece. As chances são maiores de conhecer pessoas influentes, aprender com eles e participar dos eventos que participam. Fiz alguns contatos pela internet com empresas de prop e descobri que poderia operar em um escritório com toda infraestrutura necessária incluindo treinamento para me tornar um trader profissional. Fiz as malas em setembro de 2006 e parti rumo a Nova Iorque.

Chegando lá, comecei a assinar os papeis para abrir minha conta e fui informado que precisava de um depósito de $30 mil para operar por ser estrangeiro. Não esperava por isso porque pelas conversas que tive ainda no Brasil, o depósito mínimo era de $5 mil. Fiquei com um pé atrás, mas mesmo assim confiei nos proprietários e levantei a quantia necessária para abrir a conta.

Nos primeiros dias, conheci os mentores e o pessoal da mesa que estava no mesmo nível que eu. Me familiarizei com a plataforma e comecei a receber as primeiras sessões de treinamento. Na mesma semana, tive a oportunidade de sentar ao lado de um dos mentores e donos da empresa e acompanhar suas negociações. Fez $2 mil em 40 minutos e disparou centenas de ordens. Sai de boca aberta e muito empolgado com a oportunidade que tive e a vontade de me tornar um operador como ele. Continuei assistindo ele por mais alguns dias e terminei o treinamento teórico.

Na próxima semana, comecei a operar no simulador, anotando meus trades. Ao final do mercado, mostrava o que fiz para meu mentor que me passava feedback. Fui bem nessa etapa, assim como os demais porque fazer dinheiro no simulador é fácil. Depois de 5 dias, comecei a operar na conta real.

Resultados da minha conta real

Decidi mostrar meus resultados para que sirvam de motivação ou desmotivação 😉 para quem quer entrar nessa profissão. Lembrando que meus resultados não representam a maioria nem minoria. Cada um tem seu ritmo de aprendizado, limites operacionais, psicológicos e até as condições do mercado influenciam nos resultados que podem variar drasticamente de operador para operador.

Meu primeiro mês, fechei com prejuízo de $297 conforme a imagem abaixo:

Notem que fechei meu primeiro mês no vermelho, mas tirei dinheiro do mercado. Meu lucro bruto (gross pnl) foi de $500.00. Um outro fator importante é que quando você faz pouco volume e está começando, suas taxas vão consumir a maior parte do seu lucro. No meu caso, gastei quase $800 em corretagem e taxas do mercado como sec, nasd, nyse e ecns. A conclusão do meu mentor é que fiz um bom trabalho, pois fechei o mês no vermelho, mas positivo no bruto. Se minha corretagem fosse mais baixa, poderia ter feito minha primeira retirada. Fiquei feliz com o resultado, pois sabia que minha corretagem iria cair gradativamente na medida que meu volume fosse aumentando.

No final de cada dia, tinha algumas tarefas para fazer. Além de conversar com meu mentor, relatava os acontecimentos do dia no meu diário de trading. O que fiz, porque fiz, como me sentia, o que pensava, motivos para entrar e sair da ação e também calculava algumas métricas de desempenho. Abaixo, seguem meus primeiros diários de trading. Clique para ver os primeiros 5 dias.

trading-journal-entries-preview

Outra tarefa muito importante era fazer pesquisa. Nesse post, dou mais detalhes do que fazia todos os dias.

No final do mês, além de termos discussões, treinamentos entre traders e mentores, precisava fazer uma análise dos papeis negociados para saber quais seriam mantidos para os próximos meses. A tarefa era simples. Remover os papeis menos lucrativos e manter os mais lucrativos. Veja abaixo minha lista no final do primeiro mês:

Note que só fiz dinheiro líquido em 3 papeis que permaneceram na minha lista. Por outro lado, os 5 papeis menos lucrativos foram excluídos. Isso é um processo importante para o trader focar nos papeis que mais trazem dinheiro e não nos papeis que gostam de operar. Era importante também calcular o $ médio por trade. As vezes podemos tomar um prejuízo grande e não precisar excluir o papel da lista se aquele prejuízo foi um fator fora do seu controle. Agora no meu caso, eu perdi 15 vezes no papel SVU e portanto não restou dúvidas que ele deveria ser excluído e que não entendia como o papel se movimentava. As vezes os mesmos papeis vão aparecer na sua lista de pesquisa e podem ser adicionados novamente, pois os participantes e market makers podem mudar e o papel pode se tornar “operável”.

Os meses seguintes foram cheios de emoções que deixo para um próximo post. As vezes ia para casa me imaginando milionário e as vezes queria me jogar da ponte de Queens. Os mentores foram essenciais para me manter focado e sempre que tinha um dia ruim, eles trabalhavam meu psicológico e me deixavam acompanhar suas posições. Faziam $1-5 mil em média diariamente com alguns dias acima de $10 mil.

Abaixo, seguem os resultados com 156 dias de mercado.

net-gross-prop-trading-trader-results

Notem que alcancei a lucratividade no dia 14/3/07, foram pouco mais de 5 meses para recuperar meu prejuízo ressaltando que esse valor não inclui os custos com plataformas, dados do mercado e a porcentagem dos lucros que ficava com a empresa. Não me lembro qual era essa porcentagem. Provavelmente entre 15-30% dos lucros.

Um fato curioso é o gasto com corretagem e taxas. Quase $7 mil. Quando se opera prop, ou como um scalper, corretagem é um fator muito importante. Leia o post: 11 diferenças entre operadores prop e varejo.

Na imagem abaixo está o gráfico onde cada ponto representa minha taxa de acerto no dia e a média diária (linha vermelha). Ela se estabiliza depois de alguns meses em 44%. Tinha mais perdas do que ganhos. O grande diferencial foi meu controle de risco. Perdia pouco financeiramente quando errava e ganhava mais quando acertava. Esse gráfico também é importante para determinar a saúde das suas estratégias. Se sua média está caindo, sua estratégia pode estar perdendo eficácia e ajustes devem ser feitos.

avg-win-rate-prop-trading-results

Abaixo, mais uma imagem de algumas métricas realmente importantes para qualquer operador independente de ser profissional ou iniciante.

key-metrics-prop-trading-results-preview

Notem que meu drawdown absoluto foi de $1004, ou seja perdi $1004 para me tornar rentável, mas também levei 8 meses para fazer apenas $1439. Foram 12 meses no total para pagar minhas despesas com minha viagem, estadia em Nova Iorque e custos operacionais.

Qual foi o principal fator para atingir a lucratividade? Meu diário de trading e análise minuciosa das operações. Se alcançava 40% de acertos, tentava 41% no dia seguinte. Se meu fator de lucro era 1.1, tentava 1.2 no dia seguinte. Me perguntava porque perdi, porque ganhei. Como ganhei. Fazia anotações todos os dias. Tudo isso serviu para me motivar e abrir meus olhos para o que fazia de certo e errado. Foi por isso que criei o Trademetria. Para me ajudar e ajudar outros operadores a alcançarem seus objetivos no mercado financeiro entendendo e contabilizando os resultados.

Gostou, compartilhe com seus amigos, conte pra gente como está sendo seu começo e assine nossa newsletter colocando seu e-mail no canto inferior direto da tela.

Conheça o Trademetria. Custa menos de um café por dia e você ainda fica por dentro das nossas novidades e posts como esse.

Conheça o Trademetria