Como encontrar um mentor de trading e por que você precisa de um

trading-mentor-how-to-find-one

Ao procurar o Santo Graal do mercado, muitas pessoas gastam milhares de dólares em cursos, seminários, estratégias, livros e, claro, capital tentando se tornar consistentemente lucrativo. Embora alguns desses produtos possam ajudar, ainda acho que eles não são suficientes para a maioria de nós. Por quê? Porque trading é um jogo mental e, para ensinar uma pessoa, você precisa de três componentes importantes:

  1. Prática
  2. Mentoria
  3. Accountability

Prática

A prática cuida de si mesma. Se você está operando todos os dias, você estará praticando já. Você estará construindo hábitos. Sejam bons ou maus, eles determinarão seu futuro. Este é obviamente um passo importante para lucros consistentes, no entanto, a prática sem uma mentoria adequada pode comprometer sua carreira e seus lucros. Vamos começar com um exemplo.

Você comprou um livro sobre trading e o leu 5 vezes. Você está pronto para utilizar a estratégia do livro. Você compra algumas ações e perde muito. Você sabe que a estratégia funciona, você acredita nela, você a está testando faz duas semanas. Você opera de novo e perde de novo. Agora você está com raiva de si mesmo, irritado com o mercado e com o livro. Sua mente está obscurecida por pensamentos negativos e quimicamente desequilibrada com adrenalina e cortisol (o hormônio do estresse). Você continua a negociar e continua a perder e BOOM… você tem o seu pior dia de negociação. Você se sente horrível e pensa em desistir. Todo mundo que eu conheço teve esse dia. Sem orientação, você está sozinho para descobrir como superar esse dia. Normalmente, você acaba tendo muitos dias assim, porque nenhum livro ou curso pode lhe dar uma mão para falar o que você precisava ouvir.

Mentoria para traders

Um mentor de trading não precisa fornecer uma estratégia vencedora. Também não estamos falando de salas de negociação ou chat ao vivo de calls de ativos para operar. Longe disso. O trabalho de um mentor para traders é fornecer conselhos práticos e sólidos com base na experiência, para que, quando as coisas ficarem difíceis, você esteja preparado para superá-las. Falaremos mais sobre mentoria para traders abaixo.

Accountability

Enquanto opera, é muito fácil perder a cabeça, o controle e a disciplina, porque somos todos criaturas emocionais. Os melhores traders não se preocupam com ganhos ou perdas, sejam elas grandes ou pequenas. Eles operam o mais mecanicamente possível porque conquistaram esse direito. Para ganhá-lo, eles aprenderam a lidar com suas emoções. E isso leva muito tempo. Um mentor em negociação não só encurta esse tempo, mas também oferece algo que talvez possa ser ainda mais importante para você, accountability.

Accountability é ter alguém do seu lado vigiando você e os seus movimentos. Saber que alguém estará vendo seus resultados no final do dia/semana/mês pode aumentar drasticamente sua disciplina, porque você sabe que alguém pode gritar com você se você não respeitar suas regras, assim como o momento de parar. Pense em todas as vezes que seus professores e seus pais gritaram com você. Eventualmente, você supera e consegue. O objetivo é conseguir isso mais rápido e de maneira correta.

Em última análise, você é responsável pelos resultados das suas negociações, independentemente do que seu mentor lhe disser para fazer. Você aperta os botões, você que toma as decisões. Um mentor de trading não deve ser responsabilizado por suas perdas, contanto que os seus objetivos estejam alinhados com os dele.

Como encontrar um mentor de trading

Muitas pessoas pensam que os mentores são golpistas. E a maioria deles é mesmo! Seus objetivos não estão alinhados em nada com os seus.

Aqui estão algumas maneiras de identificar um mentor ruim.

  1. Eles vão te dar calls para ativos para operar. Isso não é mentoria, é um serviço de consultoria.
  2. Eles fazem promessas. Os verdadeiros especialistas sabem que os lucros nunca são garantidos.
  3. Eles não mostram seus próprios resultados. Não estou falando de resultados financeiros, mas eles não divulgam sua estratégia de trading, provas de operações reais ou mesmo métricas de desempenho.
  4. Eles tentam empurrar a maneira, o estilo e a personalidade deles para a sua rotina de negociação. Cada um é diferente. Algumas pessoas são agressivas, outras são conservadoras, por exemplo. Se o mentor quer te transformar na pessoa que não é, fuja dele.

Aqui estão algumas maneiras de identificar um bom mentor

Encontrar um mentor pode ser muito desafiador, porque a maioria de nós assume que ninguém iria parar de operar para ajudar alguém que não conhece. Mentores têm muitas razões para ajudar alguém.

  1. Eles podem estar entediados. Operar pode ser chato depois de um tempo nesse ramo.
  2. Eles querem ajudar genuinamente a comunidade a crescer.
  3. Eles querem um desafio. Treinar alguém até o sucesso não é fácil, traders adoram desafios.
  4. Eles se sentem melhor. Apertar botões o dia todo pode fazer você se sentir sem propósito. Ajudar alguém pode ser o próximo passo no seu crescimento pessoal.
  5. Eles cobram por isso. A cobrança pode ser benéfica para ambos os lados, porque os mentores podem aproveitar a renda extra, enquanto os pupilos se tornam mais diligentes e levam a mentoria mais a sério.

Os mentores de trading não precisam ser lucrativos ou ativos nos mercados, mas devem ter um histórico de sucesso de muitos anos para ser mentor de alguém. Traders experientes passaram por muitos altos e baixos, superando muitos tipos de mercado, adaptações estratégicas e oscilações emocionais. Essas lições são muito importantes para qualquer um que queira ter sucesso, seja nas negociações ou na vida.

Eu encontrei meu mentor em um fórum em 2006. Isso fez uma enorme diferença. Houve inúmeros conselhos que diminuíram drasticamente minha curva de aprendizado. Ao longo dos anos, fui mentor de quase 100 traders. A mentoria não é a única e a verdadeira coisa que tornará você lucrativo, mas é um dos principais pilares para o sucesso.