Como superar grandes perdas no mercado

how-to-cope-with-large-trading-losses-1

De vez em quando, um trader terá que lidar com uma grande perda. É parte do negócio e um bom trader sabe administrar emocionalmente e financeiramente bem. Neste post, compartilho algumas dicas que uso para lidar com esse problema.

Primeiro, vamos esclarecer que perdas são parte do negócio, mesmo as grandes. Ao lidar com uma grande perda, você deve se perguntar se ela foi causada pelo não cumprimento de suas regras ou por condições de mercado imprevistas. Aqui está um exemplo do que quero dizer com “não seguir as suas regras”.

Um certo dia, estava operando ITUB4 e havia um lote grande de venda a R$40. Quando os compradores tomaram o lote, eu entrei também, apenas para ver outra oferta maior do que a anterior pelo mesmo preço. Eu deveria ter saído imediatamente junto com todos os compradores que entraram em pânico. Eu acabei ficando, o que me custou quase 2 mil reais. Entrei seguindo minhas regras, mas as quebrei quando saí da negociação. A perda financeira dói, mas o que dói mais é saber que eu não segui minhas regras. Repetir esse tipo de erro de disciplina pode colocar um fim na sua carreira de trader.

Outra vez, estava posicionado com algumas ações e minha internet caiu. Quando ela voltou, tinha perdido o lucro da semana inteira. Este é um exemplo de um evento imprevisto que pode acontecer com qualquer pessoa.

O que acontece com o seu cérebro quando você tem uma grande perda?

Você está chateado, claro, o seu cortisol (hormônio do estresse) aumenta, seus níveis de adrenalina estão altos e você está quimicamente fora de equilíbrio. Operar já é trabalhoso. Sob estas condições é ainda mais difícil e nunca é uma boa ideia. Sua mente simplesmente não está clara e o tempo longe do monitor é o melhor antídoto para evitar perdas mais profundas.

Dicas para superar uma grande perda em negociações

Se a perda for compatível com o seu saldo médio líquido diário, estatisticamente falando, você poderá recuperá-la em um dia. Uma pausa de algumas horas é o suficiente para colocar seu cérebro de volta no jogo.

Se a perda foi maior do que os ganhos de uma semana, tire o restante do dia de folga. Talvez o dia seguinte também. Quando você começar a negociar novamente, negocie pequeno. Volte lentamente ao jogo para que seus níveis de confiança voltem ao normal. Você pode até mesmo recomeçar no simulador até se sentir confiante para negociar com dinheiro real novamente.

Às vezes, você sofre muitas perdas pequenas que, quando somadas, se transformam em uma grande. Neste caso, sua estratégia pode não estar funcionando nas condições atuais do mercado e uma longa pausa nas negociações é uma boa estratégia para reduzir suas perdas e repensar suas estratégias.

Eu vi coisas terríveis acontecendo com traders que não seguem essas regras. Normalmente, suas perdas aumentam devido a decisões ruins ou baseadas na vontade do trader de se vingar do mercado. Evite negociar durante esses tempos difíceis. Como você já deve ter ouvido milhares de vezes, o mercado estará sempre ali para oferecer novas oportunidades para você recuperar seu dinheiro.